Sua imagem vai longe. E você também!

Por Márcia Santos Almeida. Publicado em Carreira

Imagem é tudo!

No mundo de hoje essa frase tornou- se uma máxima, afinal vivemos em uma sociedade que prega o culto ao corpo, a magreza extrema, o uso de artigos de grife... Enfim, muitos fatores relacionados à imagem. Trata-se de um assunto complexo e polêmico, pois certamente se  abrirmos a discussão encontraremos defensores de pontos de vista diversos e aí já viu... Renderiam comentários sem fim em alguma timeline desavisada.

Mas a proposta para esse texto é muito mais simples (o que não significa não ser polêmica). Sendo assim gostaria de explanar sobre a criação e consolidação de uma imagem profissional sobre três aspectos que considero importantes (e imprescindíveis ). São eles:

1 - Formação

É inquestionável a importância de uma boa formação na área de atuação profissional. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Profissionais com conhecimento em sua área de atuação e com foco em aprendizado contínuo têm muito mais chances de serem assertivos e desenvolver soluções significativas. Se considerarmos o cenário de crise que atravessamos poderemos analisar a importância do "errar menos". Qualificações, certificações, capacitações, leitura, cursos de curta duração, enfim tudo isso gerará conhecimento em sua área e poderá lhe trazer diferencial e credibilidade no que for atuar.

2 -  Experiência profissional

Já presenciei muitas discussões sobre a importância da formação em uma carreira de sucesso embasadas na defesa de grandes gênios autodidatas e em profissionais renomados que detém uma vasta experiência. Ok... Isso existe também! Mas... A genialidade não é pra todos não é mesmo?

A experiência profissional aliada a uma boa formação pode construir uma base muito forte para sua imagem profissional. Todo o conceito adquirido aliado à sua capacidade de colocar em prática para criar soluções e gerar resultados significativos irá minimizar as chances de
tentativa e erro. É claro que o erro acontece, mas nesse cenário ele fará parte também do processo de aprendizagem. A postura autodidata será melhor aproveitada como complemento à formação tradicional que como fonte única de capacitação.

Cabe aqui uma menção aos que estão iniciando uma carreira e relatam a dificuldade em atuar nas áreas de formação (muitos alunos relatam isso pra mim). Para essa questão existe uma linha de atuação voltada para o voluntariado. Existem muitas organizações (normalmente sem fins lucrativos) que fornecem programas onde profissionais iniciantes podem atuar e se profissionalizar através de atividades voluntárias. Mas e a grana, como fica? Procure através de um programa como este aumentar sua rede de contatos, mostre suas competências, disponha-se e logo o resultado financeiro virá. Você precisa começar de algum lugar!

3 - Postura Pessoal

Por último e não menos importante vamos falar da postura pessoal.
Não é raro encontrarmos profissionais que mantém um comportamento ao tratar de assuntos "profissionais" e se tornam totalmente incoerentes quando os assuntos migram para a vida pessoal. O fato é que não se mantém um personagem durante muito tempo (apesar de alguns conseguirem) e quando falamos de imagem profissional, acredite: a forma como você trata o porteiro, o segurança , a tia do cafezinho, o caixa do banco...
Enfim, a sua postura com as pessoas que não lhe trarão nenhum benefício no seu ambiente ou meio profissional dirá muito sobre você. E mais ainda... O que você realmente entrega e seu potencial de finalizar o que começa irá mostrar quem você realmente é.

Além disso, é bom estar sempre atento à forma de lidar com os colegas, ao comportamento no happy hour da "firma", na festinha de fim de ano...

Somos um inteiro e não partes separadas. Como diz o Neurocientista Alex Born "Somos o que os outros veem de nós" , então cuide-se!

Seja autêntico, dedique-se, aprenda e baseie suas atitudes nos pilares do respeito, da generosidade e da humildade.

Assim você vai longe!!

Jaqueline Ferrari é Diretora de Projetos Estratégicos na XBL Consultoria, Especialista em Gestão de Projetos com Certificação PMP, Professora, Consultora e Palestrante.

Você não tem permissão para ver ou postar comentários.
No tweets found.
  • mamu