Sobre

7 de julho de 2015

O grupo Mulheres na Tecnologia (/MNT) é um coletivo sem fins lucrativos, formado por maioria mulheres mas com participação de homens que apoiam a discussão, que tem como missão colaborar para o reconhecimento do potencial feminino da área de TI.

Iniciou em janeiro de 2009 com a união de quatro mulheres em Goiânia-Goiás que tinham a visão de tornar o grupo uma referência nacional na luta pela equidade de gênero na Tecnologia da Informação. Com seis anos de existência e participação ativa de integrantes de pelo menos 16 estados brasileiros e outros países. As integrantes do /MNT já foram convidadas para expor e/ou palestrar em vários eventos de tecnologia importantes do país, muitos com abrangência internacional, como Campus Party, Congresso da Sociedade Brasileira da Computação, Consegi, FISL, Flisol, Hack’nRio, H2HC e Latinoware.

A fim de aumentar esta participação de mulheres nas carreiras da tecnologia da informação é necessário ações de qualificação de com inserções de temas de autonomia e equidade de gênero que podem contribuir no  empoderamento destas mulheres, proporcionando mais segurança na decisão de seguir a carreira e buscar novas oportunidades nestas atividades aonde as mulheres ainda são minorias.

No sentido de promover um encontro que explore as novas oportunidades de negócios que surgem com a tecnologia e possibilite uma discussão sobre a participação das mulheres na área de TI, estamos organizando o 3º Encontro
Nacional de Mulheres na Tecnologia para discutir a mudança de cenário no mercado, construir e expandir conexões que proporcionem um ambiente acolhedor para as mulheres que desejam ingressar nas áreas de nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

O III Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia visa alcançar o empoderamento das mulheres que já atuam na área de Tecnologia da Informação e também iniciar a discussão sobre a formação das futuras gerações de mulheres na TI pois notamos a preocupação e a necessidade de debater sobre como estamos estruturando o espaço que temos no mercado de trabalho e academia para receber a geração vindoura.

Com o tema Integração, Formação e Carreira​, a proposta do 3º Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia é  contar com representantes das 27 unidades federativas que possam formar as próximas gerações de mulheres e homens da área de TI, trazendo as iniciativas que já existentes e tentar elaborar novas, além de mostrar os diversos projetos que reforçem a autoestima e incentivem as participantes na busca contínua pelo seu crescimento, colaborando no empoderamento destas profissionais, facilitando na sua empregabilidade e sociabilização.

Edições Anteriores

Realizadas sempre em Goiânia, sede do grupo Mulheres na Tecnologia, as outras edições do Encontro – em 2013 e 2014 – foram sucesso e ganharam notoriedade nacional e internacional, atingindo sempre um aumento crescente na quantidade de inscritos e atividades.

  • O I Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia foi realizado em 2012 na Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás. Foi espontaneamente divulgado em diversos sites da área de tecnologia e em portais governamentais. Contamos com 111 participantes de 10 Unidades da Federação. Quanto ao público 83,18% das participantes eram mulheres, profissionais da área de tecnologia com faixa etária entre 20 a 39 anos. Durante os dois dias de eventos tivemos 29 atividades entre palestras, keynotes, workshop, encontros comunitários e apresentação cultural e contamos com a participação de 26 palestrantes de renome nacional e internacional.Mais informações sobre o 1º Encontro MNT podem ser obtidas em: http://mulheresnatecnologia.org/evento
  • O II Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia foi realizado em 2013, também na Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás. Contamos com um público de 244 participantes, onde 68,3% eram mulheres, profissionais das áreas de tecnologia, educação, políticas sociais  e empreendedorismo. Durante os dois dias de evento tivemos 39 atividades entre palestras, keynotes, workshop, encontros comunitários e apresentação cultural e contamos com a participação de 28 palestrantes de renome nacional e internacional. Mais informações sobre o 2º Encontro MNT podem ser obtidas em: http://mulheresnatecnologia.org/encontro2014