PHP Conference Brasil 2011

Publicado em Eventos

phpmascoteA PHP Conference Brasil 2011 ocorreu em sua sexta edição nos dias 01, 02, 03 e 04 de dezembro na Universidade FIEO em Osasco/SP, sendo o primeiro dia com cursos, segundo e terceiro com palestras e, o último dia, uma confraternização na praia de Santos. Neste ano, as palestras escolhidas dentre as propostas enviadas ficou sob responsabilidade da comunidade PHP de Santa Catarina (http://www.phpsc.com.br/) e contou com participantes de todo o Brasil. Escrevo aqui como participante dos dias de palestras, dias em que estive presente.

Meu primeiro contato com o PHP foi em 2005 e programo nesta linguagem até hoje, o qual tenho um carinho especial (já tive contato com outras como C, Asp, Java, Pascal no Delphi) e é notável a quantidade mínima de mulheres na área de desenvolvimento de software e especialmente dentro da comunidade PHP. Era possível contar nos dedos a quantidade de mulheres na PHP Conf (incusive, tive a impressão de que havia menos mulheres neste ano do que no evento de 2010), e fui até mesmo surpreendida com perguntas do tipo: "Você programa??" ou "Você é formada em outra área e caiu por acaso em TI? Exemplo, fez de repente Publicidade e ao acaso foi para programação?" SIM, eu programo! NÃO! Eu não cursei nada da área de Humanas antes de ir para Computação! Aproveito a abertura para convidar a todos a leitura desta matéria: "Projeto tenta criar geração de meninas digitais" .

Voltando ao PHP, acho extremamente importante comentar aqui em especial por primeiro a palestra "Como o Governo do Brasil usa PHP", de Flávio Gomes da Silva (@fgsl). Vejo no dia-a-dia alguns programadores de outras linguagens/plataformas ironizarem o PHP por ser de rápido aprendizado e permitir fazer MUITA coisa livremente, sem estar atrelado a padrões fixados, como há em algumas plataformas. Mas nessa palestra, pude constatar que na Web o PHP é largamente utilizado, veja nas imagens abaixo (Link da palestra: http://goo.gl/1bcBO).

php conf

Figura 1 -   Pesquisa Realizada em 30 Milhões de Domínios. Dados de 14/12/2010 de http://phpadvent.org/2010/usage-statistics-by-ilia-alshanetsky

 

quemusaphp

Figura 2 - Quem usa PHP. Fonte: www.fgsl.eti.br

Alguns exemplos de sites governamentais brasileiros que usam PHP: Ministério da Educação; Ministério das Cidades; Ministério da Ciência e Tecnologia; Ministério das Comunicações; Ministério da Cultura; Ministério da Defesa; Ministério do Desenvolvimento Agrário; Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio; Ministério do Meio Ambiente; Ministério da Previdência Social; Força Aérea Brasileira entre outros.

O evento abordou também assuntos como Boas Práticas de Programação, REST, Esteganografia, Drupal, Symfony, Zend, DCI, Desenvolvimento Orientado à Serviços, Futuro do PHP, MySQL, PSR-0 e Testes Integrados (muito bem abordado por Augusto Pascutti - @augustohp). O que me chamou a atenção foram três palestras em especial:

phpforandroid

Figura 3 - phpforandroid

  • PHP FOR ANDROID (http://goo.gl/Cgp1D)de Kinn Julião (@kinncj) - embora comente-se que para aplicações Android é preciso desenvolver em Java, há projetos em andamento sobre o uso de PHP para este tipo de plataforma. Interessante abordar este assunto, afinal mobile é foco do momento. Quem desejar saber mais, seguem links dos projetos: http://phpforandroid.net/ e http://www.php4android.com/;
  • Preparando-se para a prova da Certificação Zend PHP 5.3 (http://goo.gl/mXYdP), de Klaus Silveira (@Klaussilveira) - muito bacana ter uma palestra sobre a prova da Certificação, para orientar aqueles que desejam um dia tentá-la (como eu!) sobre quais assuntos são abordados e como a mesma é constituída. Foi possível notar que, mesmo que não seja aprovado (custa USD195,00 e pode ser realizada em escolas como Impacta), só na ação de estudar para ela aprende-se bastante coisa (afinal, cai tudo!);
  • O Bushidô do PHP, de Alexandre Andrade (@alexandretaz) - embora o nome da palestra não nos leve a entender de imediato do que se trata, o foco aqui não foi técnico, mas dicas profissionais. Dicas como a importância de se dedicar e aprofundar na linguagem que escolhemos, diferenciar horas de trabalho e horas de lazer para não se tornar um workaholic, a importância de se ter projetos pessoais para aumentar o conhecimento ao fazer o que desejamos, e cuidados com pessoas que nos querem ver trabalhar em troca somente de divulgação do nome (ou seja de graça, e que "nome" não paga as contas).

O evento contou também com profissionais-referência (leia-se personalidades) do PHP como palestrantes: Alexandre Gaigalas (@alganet, do Yahoo!), Anderson Casimiro (@duodraco, Certificado Zend) e Rafael Dohms (@rdohms, do PHPSP).

Palestras disponíveis em:  http://joind.in/event/view/766.

Para quem já é programador(a) PHP ou pretende começar, repasso aqui o apelo do palestrante Kinn, que pediu para que mais desenvolvedores entrem para a comunidade. Existem grupos estaduais (DF: http://www.phpdf.org.br/, MA: http://phpmaranhao.com/, MG: http://www.phpmg.com/, MS: http://www.phpms.org/, PB: http://about.me/phppb, RJ: http://www.phprio.org/, SC: http://www.phpsc.com.br/ e SP: http://phpsp.org.br/) e, para quem é de SP, existe ainda o SouPHP (http://sou.phpsp.org.br/), o qual premia quem participa com contribuições (prêmios como XBox, iPad, camisetas - nada mal, não é?).

Se você se interessou em participar em 2012, bom saber que ocorrem 05 palestras simultaneamente por hora, ou seja, é garantido que sempre terá alguma no horário que deverá lhe interessar. Além disso, o evento sempre conta com profissionais internacionais - em 2010, tivemos a presença de um representante da Zend (mantenedora do PHP no mundo) e da Oracle. Em 2011, a Oracle novamente esteve presente para reforçar a gratuidade do MySQL, distribuir DVDs com VirtualBox e ainda sortear os muito fofos elePHPants de pelúcia (o qual eu infelizmente não ganhei =/). Se você se interessou em palestrar, basta ficar atento no 1º semestre de 2012 às chamadas de temas. A PHP Conference 2012 está prevista para mesma época do ano, início de dezembro. Site: www.phpconf.com.br. Twitter: @phpconferencebr. Parabéns à Tempo Real pelo evento e à UNIFIEO por ceder a universidade para receber a comunidade PHP.

Espero em 2012 escrever novamente sobre o evento, mas desta vez com ponto de vista de palestrante! Se der tudo certo, pretendo me candidatar a palestrar. Ouvi boatos que seria a primeira mulher palestrando! Já pensou que honra? Quem sabe outras não aparecem depois! Ah, e antes que eu me esqueça, este também é meu primeiro artigo para o /MNT, espero que tenha gostado. ;)

E você, programadora PHP? Vamos aumentar o número de mulheres na #PHPConf em 2012?

phpconf2

Foto 1 - ElePHPant Gigante!

phpconf3

Foto 2 - ElePHPant e os participantes PHP Conference Brasil 2011

 

Autora: Natascha Hun @nshgeek
Engenheira da Computação, programa em PHP desde 2005. Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 
Você não tem permissão para ver ou postar comentários.
No tweets found.
  • mamu