CSBC 2012 - WIT

Publicado em Eventos

Mais uma edição do WIT durante o CSBC, congresso realizado pela Sociedade Brasileira de Computação, no dia 19 de julho no Centro Politécnico da UFPR em Curitiba -PR.

DSC03070
Foto: Gilvanna Sato

Durante a manhã além da abertura do evento, uma palestra com a Eliana Mendes Pintos da Schlumberger e um workshop com Brian Zaki do Google. Durante a tarde aconteceu a 3ª edição do fórum Meninas Digitais, as outras edições aconteceram em Natal em 2011 e Cuiabá também em 2011.

Nesse fórum, profissionais da área de tecnologia da informação discutem como aumentar o número de meninas interessadas na computação, já que os números de mulheres nos cursos e carreiras nessa área de atuação diminuíram com o passar dos anos. Ainda no fórum, moderados pelo professor Cristiano Maciel (coordenador nacional do projeto Meninas Digitais),  alguns professores que lideram projetos de extensão com essa proposta mostraram seus resultados, propostas, e como estão realizando o trabalhos em escolas de ensino médio.

Foram apresentados resultados dos projetos: Meninas na Computação, da pesquisadora, Aletéia Patrícia Favacho de Araújo da UnB; Jésus Franco Bueno, coordenador do programa, Mulheres na Computação, da UFMT; e Sílvia Amélia Bim, colaboradora do Projeto Meninas Digitais na UNICENTRO.
Ao término do fórum, a platéia, em sua maioria composta por mulheres e, sim, alguns homens, participou com dúvidas e sugestões para os projetos dos professores, além de ideias para possíveis novos projetos.

Durante todo o evento foram realizados sorteios de brindes de parceiros como a Schlumberger e Google, além de sorteio de jóias feitas de lixo eletrônico, resultado de outro projeto de extensão da professora Sílvia Amélia Bim.

O fórum é bastante interativo e deixa claro a necessidade e preocupação da falta de mulheres na TI. Ao final do evento, foi passada uma lista para deixarem contato pois existe um grupo de discussão para quem se interessar em desenvolver um projeto com a mesma proposta. "

--
Gilvanna R. S. Sato
Você não tem permissão para ver ou postar comentários.
No tweets found.
  • mamu