Artigos, Pesquisas e Estudos sobre Mulher e TI

Por Cleiviane. Publicado em Pesquisa

Mais meninas nas Ciências (Agosto, 2013)

reportagem78 generoEstudo aponta que as mulheres deixam de se interessar pelas áreas exatas na puberdade e várias iniciativas tentam atraí-las para carreiras científicas. A próxima equipe de astronaoutas da NASA, por exemplo, terá a metade feminina. A promoção da igualdade de gênero é um dos oito grandes objetivos do milênio estabelecidos pelas Nações Unidas. Veja detalhes sobre o que tem-se feito para atingir este objetivo neste link.

 

salario-mulheresMulheres tem melhores salários em pelo menos 7 profissões (Junho, 2013)

Embora os cargos de tecnologia não estejam na lista, vale a pena conferir esta pesquisa de cargos e salários divulgada pelo IBGE. O mercado de trabalho brasileiro é predominantemente masculino mas existem algumas profissões onde as mulheres em média ganham mais. Esta diferença ocorre pelo fato dos cargos mais bem remunerados exigirem maior nível de conhecimento técnico e as mulheres estão dispostas a conquistar o mercado de trabalho e estão se dedicando mais a preparação profissional por meio de cursos e estudo que os homens. Confira.

 

 

Homens ainda superam as mulheres no acesso à internet, revela IBGE (Maio, 2013)

Desde 2005, o acesso à internet por mulheres vem aumentando em ritmo mais acelerado que o acesso por homens. Apesar disso, o número de internautas do sexo masculino ainda é maior que o número de internautas do sexo feminino. O atraso na escolarização e na inserção das mulheres no mercado de trabalho interfere no acesso delas à internet, mas há expectativas que este quadro seja revertido. Saiba mais

 

DiaDaMulher2Apenas 8% dos alunos do ITA são mulheres (Março, 2013)

Somente 45 anos depois da criação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), receber um diploma da instituição deixou de ser uma condição exclusiva para homens. Em 1996, duas mulheres, pela primeira vez, foram aprovadas no ITA. Hoje, o número de mulheres aprovadas no vestibular mais que dobrou, na comparação com o primeiro ano, mas ainda representa apenas 8,3% do total de ingressos. Veja mais.

 

 Estudo Revela Mistério de Contratar Mulheres na Tecnologia (Fevereiro, 2012)

Conselhos práticos sobre a contratação de mulheres para os empregos com altos salários em STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) é oferecido em um estudo de 50 páginas divulgado hoje pelo Instituto Anita Borg. As mulheres são 24 por cento da força de trabalho STEM. Detalhes neste link.

Apenas 15% dos Contribuidores da Wikipedia são Mulheres (Janeiro, 2011)

A Wikipédia é uma enciclopédia multilíngue online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas de diversas regiões do mundo de forma voluntária. Em 10 anos de existência o Wikipedia já coleciona mais de 3,5 milhões de artigos em inglês e outros milhões escrito em mais de 25 linguagens. Entretanto, apenas 15% dos milhares de contribuidores são mulheres. Confira detalhes sobre a pesquisa neste link.

 

 

Comentário (0) Hits: 1610
No tweets found.
  • mamu